Pesquisar este blog

domingo, 3 de agosto de 2008

Uma boa dica

Assunto:História Econômica
Título:Uma Boa Dica
Uma das mais interssantes fontes de orientação sobre estudos, debates e interpretações sobre a economia colonial - por meu próprio interesse sobre a economia do Brasil colônia/Império, é uma publicação chamada Estudos Econômicos.
Nela já estiveram estampados os estudos dos irmãos Martins sobre a economia de Minas Gerais no século 19, e que iniciou um debate célebre sobre o tema com críticas de Eugene Genovese e Stanley Engerman, entre outros, à algumas das interpretações deles. Motivo de réplica, foi por sua vez criticada por Robert Slennes num trabalho clássico - Os Múltiplos de Porcos e Diamantes: a economia escrava de Minas Gerais no Século XIX.
Um texto, muito interessante que aborda os elementos principais deste debate com os irmãos Amilcar e Roberto Borges Martins pode ser encontrado em "Ecos do Silêncio de Minas: que espécie de escravidão existiu no coração de Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX" de Fernando Pompeo de Camargo Neto, in Cadernos da FACCA, Campinas, v. 12, n. 2, 2003.

Nenhum comentário: