Pesquisar este blog

domingo, 31 de outubro de 2010

Uma Questão Entre Duas Manchetes

  1. Irã se diz pronto para retomar diálogo nuclear em novembro
    Ed. da BBC Br Atualizado em 29 de outubro, 2010 - 16:51 (Brasília) 18:51 GMT;
  2. Irã não está pronto para discutir programa nuclear, diz assessor

    31/10/2010 10h08 - Atualizado em 31/10/2010 10h48. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/10/ira-nao-esta-pronto-para-discutir-programa-nuclear-assessor-1.html
Segundo estas manchetes ficamos perdidos sem saber, apenas por elas, se o andamento na retomada das negociações sobre o programa nuclear iraniano.  Mas afinal, o que é a verdade nelas?
A realidade é que no corpo das notícias fica claro que a assessoria do presidente Ahmadinejad deixou claro duas coisas: aceita negociar numa nova rodada diplomática, mas ´condiciona a mesma à condições prévias - entre elas a inclusão de esclarecimentos sobre o arsenal nuclear israelense.
Assim sendo, o chamado Sexteto só vai conseguir se sentar à mesa de negociações quando o Irã aceitar que estas condições não são incontornáveis.  Até lá, o recomeço é uma possibilidade.
Neste caso, a administração norte-americana terá um parâmetro para observar se as sanções impostas pelo Conselho de Segurança até aqui estão ou não sendo eficazes.
Na dúvida, o Irã subiu o nível de aprestamento militar - medida útil tanto para um eventual ataque real, como para alimentar a coesão interna do regime iraniano.

Nenhum comentário: