Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Painel da ONU diz que bloqueio a Gaza foi legal

 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011 18:10 BRT
NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - Um aguardado relatório da ONU sobre a abordagem israelense a um navio que tentava furar o bloqueio à Faixa de Gaza, num incidente que resultou na morte de nove ativistas turcos, diz que o bloqueio de Israel à região costeira palestina era legal, noticiou o The New York Times na quinta-feira.
O relatório dos investigadores, a ser divulgado oficialmente na sexta-feira, diz também que os militares israelenses enfrentaram uma "resistência organizada e violenta por parte de um grupo de passageiros" do navio Mavi Marmara.
Mas o inquérito também dedica críticas a Israel, ao dizer que a força usada na abordagem ao navio foi "excessiva e não-razoável".
O chamado Relatório Palmer teve sua divulgação adiada várias vezes, de modo a permitir um diálogo que levasse à reaproximação entre Turquia e Israel, cujas relações ficaram abaladas por causa do incidente. Os EUA temiam que os atritos entre os seus a dois aliados estratégicos conturbassem ainda mais a situação do Oriente Médio.
A investigação foi feita por uma comissão da ONU chefiada pelo ex-premiê neozelandês Geoffrey Palmer. A conclusão original estava prevista para fevereiro.
Mas turcos e israelenses nunca chegaram a uma conclusão sobre o que aconteceu no incidente de 31 de maio de 2010, nem sobre qual deveria ser o teor do relatório, segundo diplomatas e funcionários da ONU. Por isso, segundo uma fonte da ONU, o relatório não é um "documento de consenso".
Israel, no entanto, expressou satisfação. "O resultado é que as ações israelenses foram legais", disse à Reuters um alto funcionário do governo, sob anonimato. "Ele diz que o bloqueio naval era legal sob o direito internacional."
Esse funcionário considerou significativo também que o relatório confirme o direito de Israel de revistar embarcações em águas internacionais. Ele disse ainda que agora Israel e Turquia poderão deixar o incidente para trás e "avançar da nossa relação."
Oficialmente, no entanto, a chancelaria não se manifestou sobre o relato do New York Times, que obteve o documento antecipadamente. A missão turca junto à ONU também não quis fazer comentários.
Ancara vinha exigindo desculpas de Israel pela abordagem, algo que o governo israelense recusa repetidamente - embora o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tenha lamentado as mortes a bordo.
Além disso, o ministro da Defesa, o centrista Ehud Barak, causou polêmica no gabinete conservador de Israel ao sugerir que o país apresentasse um pedido diluído de desculpas, como forma de restaurar as boas relações com a Turquia, tradicional aliada do Estado judeu no mundo islâmico. Barak argumentava também que esse pedido de desculpas ajudaria a imunizar militares israelenses envolvidos na ação em eventuais processos judiciais no exterior.
Israel diz que o bloqueio a Gaza é uma precaução para evitar o tráfico de armas por mar para o grupo islâmico Hamas e para outras guerrilhas palestinas. Os palestinos e seus simpatizantes afirmam que o bloqueio é uma punição coletiva ilegal, posição que alguns funcionários da ONU têm acatado.
O Mavi Marmara encabeçava uma flotilha de seis embarcações com ativistas que pretendiam levar mantimentos a Gaza.
(Por Louis Charbonneau, com reportagem adicional de Mayaan Lubell em Jerusalém)
FONTE: Agência Reuters

Nenhum comentário: