Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Arábia Saudita estuda resposta a plano do Irã para matar embaixador


A Arábia Saudita afirmou nesta quinta-feira (13) que estava estudando sua resposta à recente conspiração iraniana para assassinar seu embaixador em Washington, incidente que aumentou as tensões entre os dois maiores produtores de petróleo da Opep.
O ministro de Relações Exteriores da Arábia Saudita, Saud al-Faisal, disse durante visita à Áustria que o reino teria de tomar "uma resposta comedida" ao suposto plano de assassinato. O Irã afirmou que as acusações foram fabricadas para prejudicar as relações com seus vizinhos.
O iraniano Manssor Arbabsiar (Foto: AP)O iraniano Manssor Arbabsiar (Foto: AP)
"Responsabilizamos o Irã por qualquer ação que eles tomem contra nós", disse o príncipe Saud em Viena, onde estava discutindo a abertura de um centro de diálogo religioso. "Qualquer medida que eles tomarem contra nós terá uma resposta comedida da Arábia Saudita."
O príncipe saudita disse não ser a primeira vez que o Irã é suspeito de estar por trás de ataques semelhantes, e condenou o país por tentar interferir nos assuntos das nações árabes. Ao ser indagado sobre medidas que a Arábia Saudita tomaria, ele afirmou apenas: "Teremos que esperar para ver."
Autoridades norte-americanas descobriram um plano de dois iranianos ligados às agências de segurança do Irã para contratar um atirador para matar o embaixador Adel al-Jubeir com uma bomba instalada em um restaurante. Um dos homens, Manssor Arbabsiar, foi preso no mês passado, mas as autoridades acreditam que o outro ainda esteja no Irã.
Fonte:  Reuters via G1
Technorati Marcas: ,,,

Nenhum comentário: