Pesquisar este blog

sábado, 12 de novembro de 2011

Piratas sequestram navio carregado com produtos químicos | Portal Marítimo


Posted on 03/11/2011 by Rodrigo Cintra|
Um navio cargueiro de produtos químicos foi sequestrado por piratas somalis com 22 pessoas a bordo, confirmou nesta terça-feira o diretor do Programa de Ajuda Marítima (PAM), Andrew Mwangura. “O sequestro aconteceu ontem (segunda-feira)” em águas do Golfo de Áden, disse Mwangura por telefone desde a cidade portuária queniana de Mombaça, onde está a sede do PAM.
O MT Liquid Velvet leva a bordo uma tripulação de 21 filipinos e um “especialista em segurança que não está armado”, afirmou Mwangura, sem detalhar sua nacionalidade. O site Somalia Report, especializado em informação sobre o país africano, informou – citando fontes marítimas – que o navio pertence à companhia Elmira Tankers, com sede em Atenas.
Um pirata somali chamado Faisal, que se identificou como amigo dos sequestradores, declarou ao site que oito piratas armados atacaram o cargueiro em uma lancha, e que a embarcação navega em direção à cidade litorânea de Bargal (nordeste da Somália).
Com as informações – EFE
Por Rodrigo Cintra
Piratas seqüestram navio carregado com produtos químicos | Portal Marítimo
Technorati Marcas: ,

Um comentário:

Professor Cláudio disse...

Resgatado navio sequestrado por piratas somalis

Posted on 11/10/2011

by Marcus Lotfi| 3 comentários


Navios das Marinhas britânica e americana assumiram o controle de um cargueiro sequestrado por piratas da Somália e libertaram a tripulação, informou o Ministério da Defesa britânico.
O cargueiro italiano MV Montecristo, sequestrado na segunda-feira, navegava no Oceano Índico, a quase mil quilômetros da costa da Somália.

O Ministério da Defesa britânico disse à BBC Brasil que os piratas se entregaram sem resistência quando forças britânicas e americanas abordaram a embarcação.

Representantes do Ministério das Relações Exteriores da Itália disseram à BBC que 11 piratas foram detidos e que a tripulação, de 23 pessoas, foi libertada.

Resgate

O navio britânico RFA Fort Victoria, que participa atualmente de operações antipirataria da Otan ao leste do Canal de Suez, respondeu a pedidos de socorro do navio italiano acompanhado de uma fragata americana.

Segundo relatos não confirmados, a tripulação – composta por italianos, indianos e ucranianos – teria se escondido em um compartimento blindado, o que teria dificultado aos piratas fazer reféns.

Nos últimos anos, piratas somalis vêm capturando embarcações no Oceano Índico na esperança de obter resgates pelo retorno das tripulações e dos navios.

Com o sucesso de algumas dessas operações, os piratas estão ficando mais ousados.

Em setembro, um grupo de piratas teria sequestrado a turista britânica Judith Tebbutt, de 56 anos, que estava hospedada em um centro turístico na costa norte do Quênia.

O marido de Judith, David Tunbridge, foi morto durante o sequestro.

Em 2010, os velejadores Paul e Rachel Chandler, da cidade de Tunbridge Wells, na Inglaterra, foram libertados após mais de um ano no cativeiro.

Nas últimas duas décadas, a Somália vem sendo devastada por conflitos entre milícias. Como resultado, armas e gangues criminosas são abundantes no país.

Fonte: BBC

Por Marcus Lotfi