Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Morre Kim, Viva Kim....E agora?

.Morre aos 69 anos o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Il


Kim Jong-il morreu durante uma viagem de trem nos arredores da capital norte-coreana

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, morreu aos 69 anos, segundo anúncio feito nesta segunda-feira pela televisão estatal do país.

De acordo com o anúncio, Kim Jong-il, que liderava o país comunista desde a morte de seu pai em 1994, morreu em um trem enquanto visitava uma área próxima da capital, Pyongyang.

Notícias relacionadasÁrvore de Natal é novo foco de tensão entre CoreiasLíder político sul-coreano faz rara visita à Coreia do NorteCoreia do Norte quer retomar negociações nucleares

Tópicos relacionadosCoreia do Norte, InternacionalO funeral de Kim Jong-il será realizado na capital norte-coreana no dia 28 de dezembro, segundo a agência de notícias estatal da Coreia do Norte, a KCNA.

O governo do país informou que o filho do líder, Kim Jong-un será seu "grande sucessor" e pediu união aos norte-coreanos.

"Todos os membros do partido, militares e o público devem seguir a liderança do camarada Kim Jong-un, proteger e fortalecer a frente unificada entre partido, militares e público", informou a KCNA.

A KCNA afirmou que o filho do líder norte-coreano deverá começar seu trabalho liderando o comitê organizador do funeral de Kim Jong-il. O período de luto nacional foi declarado e deve se estender até o dia 29 de dezembro.

Kim Jong-un, que teria mais de 25 anos de idade, foi indicado para ser o sucessor de Kim Jong-il há mais de um ano.

Kim Jong-il sofreu um derrame em 2008 e há meses não aparecia em público.

O anúncio de sua morte foi feito com uma leitura emocionada em rede nacional de televisão.

A apresentadora, usando roupas pretas, chorou ao comunicar que Kim Jong-il teria morrido devido ao excesso de trabalho físico e mental. Uma informação divulgada depois pela KCNA disse que o líder norte-coreano morreu devido a um ataque cardíaco.

Fotos da capital norte-coreana, Pyongyang, mostravam pessoas chorando nas ruas.

Tensão em Seul

Os militares da Coreia do Sul foram colocados em estado de alerta, em meio ao temor de que a morte de Kim Jong-il possa causar instabilidade no país comunista, empobrecido porém com armas nucleares.

O Conselho Nacional de Segurança sul-coreano está reunido para uma reunião de emergência, segundo informação da agência de notícias Yonhap.

Tecnicamente, as duas Coreias permanecem em estado de guerra desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

O governo japonês também convocou uma reunião de segurança.

A Casa Branca disse que está "monitorando com atenção" as informações sobre a morte do líder norte-coreano. Os Estados Unidos informaram que estão "comprometidos com a estabilidade da península coreana e com a liberdade e segurança de nossos aliados".

O presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, conversou com o presidente Barack Obama pelo telefone.

"Os dois líderes concordaram em cooperar e monitorar a situação juntos", disse um porta-voz presidencial da Coreia do Sul.

A China, o mais próximo aliado da Coreia do Norte e seu maior parceiro comercial, afirmou que está "angustiada" com a notícia da morte.

Depois do anúncio da morte de Kim Jong-il, as ações nos mercados asiáticos registraram queda.

Fome e armas nucleares

Kim Jong-il herdou a liderança da Coreia do Norte de seu pai, Kim Il-sung.

Logo depois que Kim Jong-il assumiu o poder, a Coreia do Norte enfrentou uma época de muita fome, causada por reformas econômicas que fracassaram e lavouras abaixo do esperado. Com isso, estima-se que dois milhões de pessoas tenham morrido.

O regime do líder norte-coreano foi muito criticado por abusos dos direitos humanos e permaneceu isolado devido ao seu programa de armas nucleares.

                                            Kim Jong-un é o segundo filho do líder norte-coreano
Durante o governo de Kim Jong-il, os recursos do país foram voltados para os militares e, em 2006, a Coreia do Norte realizou seu primeiro teste nuclear. Três anos depois, o país realizou o segundo teste.

Negociações envolvendo vários países para desarmar a Coreia do Norte estão paradas há meses.

Há cerca de um ano, Kim Jong-il anunciou seu filho como sucessor. Muitos esperavam que o processo de sucessão se completasse em 2012.

Pouco se sabe sobre Kim Jong-un, o segundo filho do líder norte-coreano. Nem mesmo sua idade exata foi divulgada.

O que se sabe é que Kim Jong-un foi educado na Suíça e é filho de quem seria a esposa favorita de Kim Jong-il, Ko Yong-hui, que também já morreu.

O professor Lee Jun-hoon, especialista em relações internacionais na Universidade Yonsei, de Seul, disse à BBC que a morte de Kim Jong-il poderá levar a "tempos muito instáveis" na Coreia do Norte, pois o processo de sucessão ficou imcompleto.

"Temos de nos preocupar muito, pois sempre que existe instabilidade doméstica", afirmou. "A Coreia do Norte gosta de encontrar uma situação externa para desviar a atenção disto, incluindo fazer provocações."

Um comentário:

Professor Cláudio disse...

Coreia do Norte testa míssil horas depois do anúncio da morte de Kim Jong-il

A Coreia do Norte realizou nesta segunda-feira, 19, um teste com um míssil de curto alcance poucas horas depois do anúncio da morte do líder Kim Jong-il, informou a agência de notícias sul-coreana "Yonhap".

O míssil caiu no mar, em uma região que não foi divulgada, segundo uma fonte oficial sul-coreana citada pela agência.


O lançamento do míssil, segundo a mesma fonte, não teve relação com o falecimento do líder norte-coreano.
http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,coreia-do-norte-testa-missil-horas-depois-do-anuncio-da-morte-de-kim-jong-il,812919,0.htm