Pesquisar este blog

domingo, 8 de janeiro de 2012

Britânicos enviam navio de guerra ao Estreito de Ormuz

       Irã ameaça fechar passagem por onde um sexto do petróleo do mundo é escoado

Soldado iraniano no Estreito de Ormuz Um sexto do petróleo do mundo circula pelo Estreito de Ormuz (Hamed Jafarnejad / Reuters)
A Grã-Bretanha enviou um destróier ao Estreito de Ormuz, após o Irã ameaçar fechá-lo à navegação. O Ministério de Defesa britânico informou neste sábado que esta é a primeira missão do navio de guerra HMS Daring, tipo 45 – o mais novo da Marinha britânica.
Embora esta mobilização já estivesse prevista, o envio coincide com um aumento das tensões devido à intenção do Irã de realizar manobras navais perto do estreito e de ameaçar fechá-lo.
Um sexto do petróleo do mundo circula pelo Estreito de Ormuz, passagem entre o Golfo de Omã e o Pérsico. A ameaça do Irã de bloquear a passagem é uma reação à advertência do Ocidente, que estuda mais sanções a Teerã como meio de deter seu programa nuclear. O ministro da Defesa da Grã-Bretanha, Philip Hammond, advertiu ao regime de Teerã que qualquer tentativa de bloquear o estreito será considerada ilegal.
O HMS Daring, equipado com mísseis antiaéreos Sea Viper e capacidade para transportar helicópteros tipo Chinook, completou em 2011 quatro anos de testes e é um de seis novos destróieres da Marinha.
A tensão entre Irã e Grã-Bretanha se aprofundou em novembro passado, quando um grupo de estudantes islâmicos invadiu a embaixada britânica em Teerã. As relações bilaterais se deterioraram nos últimos anos pela insistência da República Islâmica em manter seu programa nuclear. Em novembro, o governo britânico decidiu suspender as relações financeiras entre os dois países, incluindo o banco central iraniano.
(Com Agência EFE)
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/birtanicos-enviam-navio-ao-estreito-de-ormuz-para-coibir-ira

Nenhum comentário: