Pesquisar este blog

domingo, 1 de janeiro de 2012

Irã testa míssil de alcance médio no Estreito de Ormuz

Segundo a Marinha, esse foi o primeiro teste com esse tipo de míssil; exibição de força acontece em momento de tensão no estreito

iG São Paulo
01/01/2012 10:47

     A Marinha do Irã afirmou neste domingo que testou um míssil de alcance médio durante importantes manobras navais que o país executa no estratégico Estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto do petróleo utilizado em todo mundo.
     "Esse míssil de alcance médio terra-ar está equipado com a mais moderna tecnologia de combate contra alvos com capacidade para evitar radares e sistemas inteligentes que tentam interferir na navegação dos mísseis", declarou o comodoro Mahmud Mussavi.
     Esse foi o primeiro teste com esse tipo de míssil, projetado e fabricado no Irã, segundo o militar. Mussavi não deu detalhes sobre quando o míssil foi testado e se seu disparo ocorreu a partir de um navio ou da terra.
     A exibição de força acontece no momento em que os Estados Unidos e os países ocidentais aumentam a pressão sobre o Irã por seu polêmico programa nuclear. A adoção de sanções mais rígidas ocorreu após a divulgação de um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que, pela primeira vez, afirmou que o país persa trabalha para obter armas nucleares, o que Teerã vem negando repetidamente.
     Nessa semana, o Irã ameaçou bloquear o Estreito de Ormuz se os EUA e seus aliados ocidentais adotassem mais retaliações contra o país. O Pentágono reagiu, afirmando que tal atitude não seria tolerada.
     No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou uma lei de financiamento do Pentágono que reforça as sanções contra o setor financeiro do Irã.
Com AP e AFP

Nenhum comentário: