A Força Aérea Russa receberá mais de 10 bombardeiros estratégicos modernizados Tu-160 Blackjack até 2020, disse o Ministério da Defesa no dia 7.2.12.
Segundo dados oficiais, a Rússia tem pelo menos 16 aeronaves Tu-160 aeronaves em serviço. Existem planos para aumentar seu número para 30.
“Os Tu-160 em serviço na Força Aérea já estão passando por modernização”, disse o porta-voz da Força Aérea, coronel Vladimir Drik. “Estamos planejando receber mais de 10 aeronaves deste tipo.”
O Tu-160 é um bombardeiro pesado supersônico de geometria variável, projetado para atingir alvos estratégicos em profundidade com armas nucleares e convencionais nos teatros continentais da operação.
A versão modernizada, Tu-160M, apresenta novas armas, eletrônica e aviônicos melhorados, que duplicam a sua efetividade em combate.
As aeronaves atualizadas permanecerão em serviço até que um bombardeiro estratégico de quinta geração seja desenvolvido, segundo oficiais da Força Aérea.
A Rússia vai modernizar também cerca de 30 bombardeiros estratégicos Tu-22M3 Backfire-C para uma variante Tu-22M3M até 2020.


FONTE: RIA Novosti