Pesquisar este blog

sábado, 21 de abril de 2012

Estados Unidos planejam fabricar drones nucleares



Publicado por dinamicaglobal.wordpress.com em 16 de abril de 2012.
Estados Unidos têm planos de fabricar uma nova geração de aviões não tripulados (drones) de propulsão nuclear, capazes de voar durante meses e executar missões de bombardeio em massa sem a necessidade de reabastecimento.
Segundo as ordens do Pentágono, o consórcio armamentístico  Northrop Grumman e os laboratórios Sandia National, principal agência governamental para investigações e desenvolvimento atômico, se encarregará da fabricação de tais equipamentos.
Chris Coles, do fórum Drone Wars UK, tem criticado o novo projeto de Washington pela insegurança que resulta em comparação com os aviões tradicionais, alegando que os drones tendem a cair com mais facilidade.
O uso bélico dos aviões não tripulados, iniciado no mandato de George W. Bush,tem aumentado consideravelmente durante a administração do atual presidente estadunidense, Barack Obama, no Afeganistão, Paquistão, Iêmen, Somália e em outros territórios.
Mesmo assim, a Defesa norte-americana busca conseguir a autorização da Administração Federal de Aviação (AFA) para legalizar o sobrevoo das naves não tripuladas em território nacional.
Apesar de o Departamento de Defesa dos Estados Unidos ter constatado reiteradas ocasiões que os drones têm como objetivo combater aos grupos terroristas, entre eles a Al-Qaeda, as estatísticas afirmam que os civis são as principais vítimas dos ataques aéreos executados por este tipo de aeronaves.

Nenhum comentário: