Pesquisar este blog

domingo, 6 de maio de 2012

Derrota torna Sarkozy 11° líder europeu a cair por conta da crise


Os resultados preliminares e as pesquisas de boca de urna confirmam que Nicolas Sarkozy foi derrotado. A França tem um novo presidente que é François Hollande. Pelos primeiros números, o socialista ficou com 52% dos votos contra 48% de Nicolas Sarkozy. A contagem das cédulas ainda não acabou oficialmente e pode ser que essa porcentagem mude um pouco, mas nada que altere o resultado final.
Depois de 17 anos de governos de direita, a esquerda volta ao poder na França. O último socialista a ocupar a presidência francesa foi François Mitterrand que governou o país durante 14 anos, de 1981 a 1995. Essa é a primeira vez em três décadas que um chefe de estado que concorre a um segundo mandato não consegue se reeleger. A derrota de Sarkozy fez com que ele se tornasse o 11° líder europeu a cair depois que a crise econômica começou.
A maior arma de campanha de François Hollande foi o balanço do governo de Nicolas Sarkozy considerado negativo. Ele fez várias promessas que não pôde cumprir. Além dos resultados ruins, o presidente francês também desagradou pela sua personalidade, por ser considerado um governante exibicionista que gosta de ostentar com amigos milionários.

Nenhum comentário: