Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Defesa dos EUA apela para armas russas


O pedido é resultado de uma resolução do Comando Logístico do Exército norte-americano. Em abril, foi aberta uma licitação para a compra de armas e munições de padrões diferentes dos americanos para a força da coalizão internacional no Afeganistão e Iraque.
Os helicópteros de fabricação russa comprados pelo Pentágono para as forças da coalizão e o exército afegão levam mísseis e metralhadoras de fabricação soviética.
A frota de blindados do exército afegão é composta por carros de combate soviéticos T-62 e veículos de combate de infantaria BMP-2. 
O exército e a polícia afegãs e iraquianas estão armadas sobretudo com fuzis soviéticos e metralhadoras do tipo Kalashnikov. Além disso, suas unidades de artilharia usam morteiros de 82 e 120 mm e obuses D-30 calibre 122mm soviéticos. Para que todo esse arsenal funcione, são necessárias munições.
Contato direto
O comando norte-americano deixou de se contentar com as compras de clones de armas e munições russas da Bulgária, China, Egito e outros países.
Segundo as autoridades norte-americanas, são defectíveis e costumam falhar no momento menos oportuno do combate.
Foi por esse motivo que o comando logístico norte-americano enviou à Rosoboronexport, por meio das empresas norte-americanas, a solicitação de compra de material de guerra.
A cooperação com os EUA proporciona algumas vantagens à empresa russa. Além da Rosoboronexport ganhar mais um comprador, isso indica que os norte-americanos estão percebendo que as cópias armas russas fabricadas em outros países não são produtos militares de qualidade.
Os russos responderam positivamente ao pedido e tem esperança de participarem de uma concorrência leal na licitação aberta pelos EUA. A empresa enviou aos americanos suas propostas de preço e os advertiu contra a compra de produtos feitos nas ex-repúblicas socialistas, pois estão com a licença vencida e não atendem os requisitos de qualidade estabelecidos pelo produtor.
Fonte:  Gazeta Russa  http://gazetarussa.com.br/articles/2012/06/13/defesa_dos_eua_apela_para_armas_russas_14654.html

Nenhum comentário: