Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Kim Jong-un Consolida seu poder


Kim Jong-un é nomeado marechal e consolida seu poder na Coreia do Norte
 
     O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, foi nomeado marechal do Exército, completando seu controle total sobre o Estado e as Forças Armadas do país, informou nesta quarta-feira a mídia estatal.
     "Foi tomada a decisão de outorgar o título de marechal da RPDC (República Popular Democrática de Coreia) a Kim Jong-un, comandante supremo do Exército Popular da Coreia", indicou a agência norte-coreana em um breve comunicado especial.
     Nomeado principal responsável da Comissão Nacional de Defesa, primeiro-secretário do Partido dos Trabalhadores e comandante supremo do Exército, entre outros títulos, Kim Jong-un assumiu em apenas quatro meses após a morte de seu pai os cargos que ele demorou três anos para ostentar e que representam o controle do militarizado Estado norte-coreano.
     Ontem, o jovem líder norte-coreano promoveu um militar do Exército a vice-marechal, depois de demitir o chefe do Estado-Maior, numa manobra vista pela rival Coreia do Sul como uma tentativa de impor a autoridade dele sobre as Forças Armadas, que há décadas sustenta o regime comunista da família Kim no país asiático.
     O regime comunista em Pyongyang nomeou Hyon Yong Chol como vice-marechal do Exército da Coreia do Norte, um dia após o anúncio de que o comandante do Exército, Ri Yong Ho, foi afastado de suas funções.
     Ri foi um dos principais dirigentes que apoiaram Kim Jong-un durante a transição após a morte, em dezembro passado, de seu pai, Kim Jong-il, que governou a Coreia do Norte durante 17 anos e também tinha a patente de marechal.
     Ri era comandante de um dos maiores Exércitos do mundo, com 1,2 milhão de membros em 2009, e este ano foi visto com frequência ao lado de Kim Jong-un durante visitas a bases militares. O vice-marechal era um dos raros membros da mais alta instância do partido único e vice-presidente da Comissão Militar Central, segundo a KCNA.
Fonte:  Jornal do Brasil http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2012/07/18/kim-jong-un-e-nomeado-marechal-e-consolida-seu-poder-na-coreia-do-norte/
Fonte imagem:  http://operamundi.uol.com.br/media/images/Kim%20Jong%20Il%20morre%20e%20deixa%20legado%20ao%20filho.jpg

Nenhum comentário: