Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Complexo de mísseis Bulava tem melhores capacidades contra DAM

 Bulava, Yuri Dolgoruki



     Nos tempos mais próximos, a marinha de guerra russa irá receber o novo complexo de mísseis estratégicos Bulava, informou o comandante da marinha de guerra russa Viktor Chirkov.
      Dessa forma, o poderio das forças nucleares estratégicas da Rússia será reforçado de forma significativa, visto que o Bulava não pode ser visto de forma isolada, mas sim como parte do submarino porta-mísseis estratégico Yuri Dolgorukiy da classe Borei, projeto 955, sublinha o editor responsável da Revista Militar Independente Viktor Litovkin:
      “A seguir ao Yuri Dolgoruki será incorporado um submarino igual, com o nome de Alexander Nevski, e a seguir o Vladimir Monomakh. Cada um desses submarinos transporta dezasseis desses complexos com seis ogivas em cada missil.”
     O míssil Bulava tem um alcance de 8 000 quilómetros. Ele deverá ser a base do agrupamento de forças nucleares da Rússia em desenvolvimento até aos anos de 2040-2050. Em muitos aspetos ele poderá ser considerado único, afirma Viktor Litovkin:
     “Se trata de um míssil a combustível sólido, é lançado debaixo de água a uma velocidade maior que os de combustível líquido. É mais difícil de ser detetado nessa altura, e mais difícil de lhe apontar os sistemas de defesa antimísseis. Em segundo lugar, as suas ogivas voam por trajetórias aleatórias a uma velocidade hipersónica, o que dificulta igualmente a sua intercepção. E por fim, o Bulava possui contra a DAM um sistema de contramedidas de alvos falsos em que a ogiva pulveriza alvos falsos e voa numa nuvem desses alvos. O radar da DAM não terá a capacidade para discernir os alvos reais e o contra míssil não poderá efetuar a intercepção. Os estadunidenses ainda não aprenderam a fazer isso.”
     O míssil balístico de nova geração tem um potencial acrescido de transposição da DAM, o que se torna num fator chave, refere o chefe de redação da revista Defesa Nacional (Natsionalnaya Oborona) Igor Korotchenko:
     “Esse complexo de misseis garante-nos que os EUA não exerçam uma influência substancial sobre as capacidades russas em conter a DAM europeia e a defesa antimísseis dos EUA, o que é o principal.”
     Não é de admirar que os serviços de informações estrangeiros demonstrem uma atenção acrescida relativamente a este poderoso armamento. O interesse da espionagem pelos segredos do Bulava é facilmente explicável por se tratar da componente principal da tríade nuclear estratégica da Rússia, sublinha Igor Korotchenko:
     “Já houve vários processos judiciais relativamente a tentativas de transferência de informações a serviços secretos ocidentais acerca do projeto Bulava. Mas sou da opinião que o complexo de medidas de contraespionagem em curso garante uma cobertura bastante fiável desses segredos.”
     Dessa forma, um dos mais ambiciosos projetos do complexo militar-industrial russo, o complexo de mísseis estratégicos de baseamento naval Bulava, foi reconhecido como realizado.

Nenhum comentário: