Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2012

Economia da Colômbia passa a da Argentina e é a segunda maior da América do Sul

O ministro da Fazenda da Colômbia, Juan Carlos Echeverry, anunciou nesta sexta-feira (31/08) que o PIB (Produto Interno Bruto) de seu país superou o da Argentina e, assim, tornou-se o segundo maior da América do Sul. A declaração foi feita durante entrevista à emissora Caracol Radio.
“A Colômbia superou a Argentina no PIB. Somos a segunda economia da América do Sul, atrás apenas do Brasil. Isto era um sonho”, declarou.
Em outra entrevista, para o site do jornal El Tiempo, o economista afirmou que, de acordo com as taxas de câmbio da última quarta-feira (29/08), o PIB projetado pelo país para este ano é de 362 bilhões de dólares. O da Argentina, por sua vez, fica em 347 bilhões de dólares. Segundo dados da EIU (Economist Intelligence Unit), o PIB atual do Brasil é de 2,4 trilhões de dólares.
De acordo com Echeverry, desde que o presidente Juan Manuel Santos assumiu o poder, em agosto de 2010, a economia colombiana ultrapassou a venezuelana e, agora, a argentina. “A Colômbia segue com muito ímpeto, estamos fazendo as coisas bem feitas e avançando.”
Apesar do bom momento da economia colombiana, Echeverry deixará o cargo, que passará a ser ocupado pelo atual ministro de Minas e Energia, Mauricio Cárdenas.
A mudança será feita a pedido de Echeverry, que poderá ser candidato a ocupar “uma posição importante no Fundo Monetário Internacional”, segundo Santos.
(*) com agências internacionais
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/24057/economia+da+colombia+passa+a+da+argentina+e+e+a+segunda+maior+da+america+do+sul.shtml

Nenhum comentário: