Pesquisar este blog

domingo, 30 de setembro de 2012

Terminaram os testes do porta-aviões Vikramaditya

 navio, frota militar, Exército, Teste, Índia, Rússia

Os principais testes do porta-aviões Vikramaditya (o antigo Admiral Gorshkov), que está a efetuar na Rússia a sua modernização por encomenda da marinha indiana, terminaram com sucesso, declarou o vice-premiê da Rússia Dmitri Rogozin.

Nas suas palavras, “o navio passará a ser uma arma poderosa da marinha da Índia”.
O navio efetuou as suas provas de mar nos mares Branco e de Barents. A uma velocidade de 27,9 nós, foi testado o funcionamento dos sistemas e mecanismos do navio, dos meios técnicos aéreos e muitos outros dispositivos. Foram testados com êxito os aviões MiG-29KUB, os helicópteros KA-27 e Ka-31 com pouso no porta-aviões.
Mas quando tentaram desenvolver a velocidade máxima e deram toda a potência aos motores do navio, começaram os problemas. Em algumas caldeiras rachou o isolamento térmico, noutras ele ficou destruído, o que provocou um aumento da temperatura acima da aceitável. Os testes tiveram de ser interrompidos e o navio regressou ao estaleiro de construção naval Sevmash para corrigir as defeciências encontradas.
Essa situação não provocou grandes prejuízos materiais, mas o prestígio dos construtores navais russos sofreu com isso. O politólogo indiano Vinay Shukla tem a seguinte opinião:
“A Índia tomou conhecimento das avarias durante as provas do porta-aviões Vikramaditya com grande consternação. O atraso da sua entrega à parte indiana influencia o programa de modernização da marinha indiana e resultará em despesas adicionais com a modernização do velho porta-aviões indiano Virat, ou seja, para a sua manutenção em estado operacional, o que agora se tornará necesário. Além disso, as avarias no porta-aviões Vikramaditya provocam dúvidas a algumas pessoas na Índia acerca das capacidades do complexo militar industrial russo. No entanto, nós esperamos que, depois dos defeitos existentes serem eliminados e o porta-aviões Vikramaditya entrar ao serviço da marinha da Índia no próximo ano, ele se torne na unidade com maior capacidade de combate da nossa marinha de guerra”.
A situação criada na entrega à Índia do cruzador porta-aviões Vikramaditya será discutida na reunião da comissão intergovernamental russo-indiana para a cooperação técnica militar no início de outubro, informou o ministro da Defesa russo Anatoli Serdiukov aos jornalistas. Segundo afirmou, ainda não foi feita uma análise ao prejuízo provocado ao porta-aviões devido a esse incidente, mas os prazos de entrega do navio à parte indiana serão certamente adiados.

Nenhum comentário: