Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

Rússia quer reforçar laços militares com a China



     Durante uma visita a Pequim para a 17a Comissão Intergovernamental Sino-Russa sobre Cooperação Militar-Tecnológica, Choigu disse aos altos funcionários chineses que o trabalho conjunto entre as duas potências irá reforçar a estabilidade em toda a região.
     “Quanto mais próxima for a cooperação entre os nossos países, inclusive na área militar-tecnológica, mais pacífica será nossa região”, disse.
     Essa foi a primeira viagem estrangeira oficial de Choigu desde que passou a substituir Anatóli Serdiukov como ministro da Defesa, no início deste mês.
     Os oficiais militares chineses, por sua vez, demonstraram apoio total a uma parceria mais estreita com Moscou.
     “Vemos a nossa relação com a Rússia como uma prioridade no campo da cooperação militar internacional”, disse Xu Qiliang, vice-presidente da Comissão Militar Central da China.
     Xu Qiliang acrescentou que Pequim pretende “levar o relacionamento a um patamar mais elevado”.
     À medida que a economia e influência da China continuaram a crescer, o país tornou-se um parceiro regional cada vez mais interessante para Moscou.
     As duas potências já têm interesses alinhados em termos de política externa – das rebatidas às críticas ocidentais por supostos abusos de direitos humanos à sua posição conjunta contra uma intervenção externa na guerra civil da Síria.
Publicado originalmente pela agência RIA Nóvosti

Nenhum comentário: