Pesquisar este blog

domingo, 23 de dezembro de 2012

Analistas dizem que foguete norte-coreano usou tecnologia de mísseis

Analistas sul-coreanos dizem que o foguete lançado pela Coreia do Norte a 12 de dezembro para alegadamente pôr um satélite em órbita usou tecnologia de mísseis balísticos de longo alcance.

Os sul-coreanos conseguiram, na altura, recuperar restos do projétil que correspondem à parte superior do foguete Unha-3, que caiu no Mar Amarelo.

O estudo da peça, de 7 metros de comprimento, 2 metros de diâmetro e 3,2 toneladas de peso, levou os analistas a concluir que é feita de uma liga de metais de alumínio e magnésio e que armazenava ácido nítrico vermelho. Este composto «era utilizado em mísseis desenvolvidos pela União Soviética», disse um dos analistas à agência Yonhap.

A Coreia do Sul, EUA e grande parte da comunidade internacional consideram que o lançamento ocultou um teste de mísseis, o que violaria duas resoluções da ONU que proíbem Pyongyang de realizar tais testes.

A falta de informações sobre a segunda e a terceira partes não permite concluir se o Unha-3 poderia efetuar uma reentrada na atmosfera para causar impacto num alvo.

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=372275 

Nenhum comentário: