Pesquisar este blog

sábado, 8 de dezembro de 2012

Ministério da Defesa indiano autoriza compra de submarinos

 
A Índia está se preparando para mais uma grande compra de armamentos. Dez meses após selecionar a Dassault Aviation francesa para negociar um contrato de 18 bilhões de dólares, visando aparelhar sua Força Aérea com caças Rafale, agora o país deve investir cerca de 10 bilhões para aprimorar a capacidade de combate submarino para fazer frente à China, que tem mais de 50 submarinos convencionais em sua frota, ainda que dois terços desse contingente sejam obsoletos.
A atual frota indiana é modesta – 10 submarinos classe Kilo russos, quatro HDWs alemães e um submarino nuclear Akula-2 em regime de concessão com a Rússia por um bilhão de dólares.
O comandante da Marinha indiana, almirante D.K. Joshi afirma que o conselho do Ministério da Defesa responsável pela aquisição de equipamentos já autrizou a compra de seis submarinos dentro de um projeto denominado P-75I. Outras seis embarcações da classe Scorpene estão sendo construídas no estaleiro Mazagon Dock Ltd. com tecnologia da DCNS francesa em um contrato no valor de 4.3 bilhões de dólares para o projeto P-75.
O almirante Joshi diz ainda que os novos submarinos – maiores que o Scorpene – serão equipados com sistema de propulsão independente de ar (AIP), e o ministro da defesa indiano, AK Antony, declarou ao parlamento na última terça que as máquinas terão capacidade para lançar mísseis contra alvos em terra.
Com a autorização da compra, espera-se que as construtoras DCNS da França, HDW da Alemanha, Rosoboronexport da Rússia e Navantia da Espanha disputem a encomenda da nova linha de submarinos para a Índia.
Dois dos navios desse novo programa devem ser construídos em instalações estrangeiras, e os restantes em território indiano. O chefe de operações da DCNS, Bernard Planchais, declarou ao Hindustan Times: “não sabemos ainda o que a Marinha indiana deseja, mas atenderemos aos requisitos da Força no que se refere à plataforma básica do Scorpene”.
FONTE: Hindustan Times via Militaryphotos.net (Tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
http://www.naval.com.br/blog/2012/12/07/ministerio-da-defesa-indiano-autoriza-compra-de-submarinos/#axzz2EUXgTbE1

Nenhum comentário: