Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Opera Mundi - Otan aprova anúncio de nova fase na transição das forças de segurança no Afeganistão

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, recebeu com satisfação o anúncio feito pelo presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, nesta segunda-feira (31/12), sobre a finalização de uma nova fase na transição da segurança nacional para as forças do país.

Após essa última transição, as forças afegãs já são responsáveis por 87% da segurança da população em 23 províncias das 34 províncias, assinalou a Aliança em comunicado. "Este é um passo significativo para que os afegãos sejam responsáveis por sua própria segurança até o ano de 2014", disse Rasmussen.

"Esta progressão é mérito de todos e quero aplaudir a coragem e a determinação do povo afegão e de suas forças, assim como das tropas e dos treinadores da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão", acrescentou o secretário-geral da Otan.
O dinamarquês reiterou o compromisso da Aliança Atlântica com o processo de transição no Afeganistão e disse que "depois que o processo for completado, a Otan seguirá dando apoio às forças afegãs".

Em 5 de dezembro, coincidindo com a cúpula da Aliança em Bruxelas, o secretário-geral assinalou que a estratégia no Afeganistão "está funcionando" e "o calendário está sendo cumprindo".

Rasmussen defendeu que a Aliança não deve se apressar na hora de deixar o país asiático, apesar de vários países como a França acelerarem a retirada de suas tropas. Paris já concluiu suas operações de combate no Afeganistão, embora ainda mantenha militares com outras funções no país.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/26330/otan+aprova+anuncio+de+nova+fase+na+transicao+das+forcas+de+seguranca+no+afeganistao.shtml

Nenhum comentário: