Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Gazeta Russa - “Não vemos solução diplomática para o Irã”, diz diplomata russo





 
     A Rússia não vê uma alternativa diplomática para solucionar a situação em torno do programa nuclear iraniano e adiantou ser contra sanções unilaterais impostas por alguns países.
     “Não vemos qualquer alternativa para chegar a uma solução política e diplomática”, disse vice-embaixador russo na ONU, Piotr Ilitchov, durante uma sessão do Conselho de Segurança da ONU na última segunda-feira (15). “Os esforços nessa área devem proceder de princípios consistentes, de reciprocidade e conforme o Tratado de Não Proliferação.”
     Ilitchov acrescentou que as ações coletivas da comunidade mundial no que diz respeito à solução de problemas relacionados ao programa nuclear iraniano são prejudicadas por sanções unilaterais.
     Segundo o diplomata russo, “as sanções têm um caráter extraterritorial em alguns casos, e isso é absolutamente inaceitável do ponto de vista de vista do direito internacional”.
     Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança da ONU ouviu o depoimento do embaixador australiano Gary Quinlan, que preside o comitê de sanções contra o Irã.
     Quinlan disse, entre outras coisas, que o comitê continua examinando minuciosamente os lançamentos de mísseis Shahab-1 e Shahab-3, realizados no ano passado.
     Ele admitiu, porém, que os Estados-membros do comitê – do qual Rússia e China também participam – não possuem uma opinião unânime sobre os lançamentos.
Publicado originalmente pela agência ITAR-TASS

Nenhum comentário: