Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Rohani e Putin conversam sobre laços estratégicos entre Irã e Rússia

Por telefone Rohani e Putin conversam sobre laços estratégicos entre Irã e Rússia
O presidente do Irã, Hasan Rohani, manteve nesta quinta-feira (09) uma conversa telefônica com seu colega russo, Vladimir Putin, onde foram abordadas questões de interesse mútuo e internacional e bilateral.
Nessa conversa, o líder persa qualificou como um esforço estritamente necessário para aumentar a colaboração entre os dois países a nível estratégico e estabelecer relacionamentos de longo prazo com base em interesses mútuos, a fim de estabelecer a segurança, a paz e a estabilidade na região e construir um futuro pleno de prosperidade e amizade entre os dois países.
 Referindo-se às conversações entre os chefes das comissões mistas de cooperação entre Irã e Rússia e desenvolver um acordo final a respeito, o presidente iraniano tem enfatizado a disposição do seu país para desenvolver projetos no âmbito dos acordos e comissões conjuntas e preparar o terreno para o desenvolvimento de colaborações bilaterais.
Além disso, assinalou que o tema das conversações entre o Irã e o grupo 5+1 e o acordo de Genebra, e expressou a esperança de que países que tentam obstruir o acordo alcançado em 24 de novembro sobre o caso nuclear iraniano respeitem os seus compromissos e não percam a sua boa vontade.
Falando sobre as mudanças na Síria, o chefe do Poder Executivo do país persa qualificou de inútil qualquer reunião a respeito em que não sejam levados em conta os fatores que influenciam a crise síria e tachou de fracasso a conferência de Genebra II por não cumprir com este princípio.
 
Segundo o líder persa, se o terrorismo não reprimido e não se faça um esforço, a nível internacional no contexto de um mundo sem violência e do extremismo e da ajuda não militar fornecido por alguns países a grupos terroristas, a segurança da região e do mundo estará em posição de perigo.
Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, falou sobre a necessidade do envolvimento do Irã na Conferência Internacional de Genebra II, como um dos principais protagonistas na região, e não se pode colocar qualquer condição prévia de participação do país persa neste evento.
Putin destacou o importante papel desempenhado pelo líder supremo da República Islâmica do Irã, o aiatolá Khamenei, no sentido de obter o acordo nuclear entre o Irã e o G5+1 (EUA, Reino Unido, França Rússia e China, mais a Alemanha) e enfatizou a necessidade de se considerar os aspectos positivos e construtivos do acordo alcançado.

Da redação do Irã News, com Hispan TV
http://www.iranews.com.br/noticia/11540/por-telefone-rohani-e-putin-conversam-sobre-lacos-estrategicos-entre-ira-e-russia
Postar um comentário