Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Em parada militar, Xi diz que China nunca precisou de um exército tão forte quanto hoje

O primeiro desfile militar da história da China, em comemoração ao Dia do Exército, começou neste domingo na Região Autônoma da Mongólia, no interior ao norte do país, com o presidente Xi Jinping inspecionando as tropas pessoalmente, informou a mídia local.
Jinping disse que o país nunca antes precisou de um exército tão forte quanto agora, em um momento de fortes tensões na Península Coreana, de disputas marítimas por ilhas e recursos naturais no sul da Ásia, e pela hegemonia global em tempos de isolacionismo dos EUA.

O desfile, que ocorreu na base militar de Zhurihe, marca o 90º aniversário da fundação do Exército de Libertação do Povo (PLA, na sigla em inglês), que é celebrado formalmente em 1° de agosto, informou a agência de notícias chinesa Xinhua.
Porta-aviões Liaoning perto do porto de Hong Kong, China, 7 de julho de 2017
© AP Photo/ Kin Cheung

De pé em um jipe de teto aberto, o presidente chinês inspecionou as tropas. De acordo com a Xinhua, Xi nunca inspecionou tal desfile militar de grande escala.
Xi sublinhou que o PLA era capaz de derrotar todos os inimigos invasores e proteger os interesses nacionais de soberania, segurança e desenvolvimento do país.

O presidente também disse ter ordenado que o PLA siga a liderança absoluta do Partido Comunista, bem como para melhorar sua combatividade e modernizar as Forças Armadas.
Xi acrescentou que dentro de 90 anos o PLA superou todos os desafios que enfrentou e fez uma "façanha imortal" para ajudar o povo chinês a prosperar.
O PLA foi fundado em 1° de agosto de 1927, durante o levante de Nanchang contra o então partido Kuomintang. A guerra civil posterior resultou na fundação da República Popular da China na China continental, em 1° de outubro de 1949.
 https://youtu.be/MZ_IAf6-mV0

https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201707308987491-parada-militar-xi-jinping-china/

Nenhum comentário: