Pesquisar este blog

domingo, 16 de dezembro de 2018

Poder Naval - O fim do domínio naval dos EUA na Ásia

https://www.naval.com.br/blog/2018/12/13/o-fim-do-dominio-naval-dos-eua-na-asia/

 

Por Robert Ross
Nota do Editor do site Lawfare: Embora o governo Trump tenha feito grande alarde na ascensão da China quando se trata de comércio, o presidente deve se concentrar mais nas implicações de segurança. Robert Ross, do Boston College, aponta para o declínio da força naval dos EUA no leste da Ásia como um fator de mudança para a ordem regional. Ross argumenta que a presença avançada da Marinha está no limite, enquanto as capacidades da China estão crescendo de forma constante. Aliados dos EUA estão cientes desta dolorosa realidade, e sua disposição de confiar na América para protegê-los irá declinar. – Daniel Byman 
A rápida ascensão da Marinha Chinesa tem desafiado o domínio marítimo dos EUA em todas as águas do leste asiático. Os Estados Unidos, no entanto, não conseguiram financiar um plano robusto de construção de navios que pudesse manter a ordem de segurança regional e competir efetivamente com o aumento naval da China. A transformação resultante do equilíbrio de poder levou a mudanças fundamentais nas aquisições e na estratégia de defesa dos EUA. No entanto, os Estados Unidos ainda não chegaram a um acordo com sua menor influência no leste da Ásia.

O novo equilíbrio de poder no leste da Ásia

No início de 2017, a Marinha Chinesa tinha 328 navios. Agora, possui quase 350 navios e já é maior que a Marinha dos EUA. A China é o maior país produtor de navios do mundo e, a taxas de produção atuais, poderá operar em breve 400 navios. Comporta quase três submarinos por ano e em dois anos terá mais de 70 em sua frota. A Marinha Chinesa também opera um número crescente de cruzadores, destróieres, fragatas e corvetas, todos equipados com mísseis de cruzeiro antinavio de longo alcance. Entre 2013 e 2016, a China incorporou mais de 30 corvetas modernas. Em taxas atuais, a China poderia ter 430 navios de superfície e 100 submarinos nos próximos 15 anos.
De acordo com a RAND Corporation, a frota da China também é agora mais moderna, baseada em padrões contemporâneos de produção de navios. Em 2010, menos de 50% dos navios chineses eram “modernos”; em 2017, mais de 70% eram modernos. Os submarinos a diesel da China estão cada vez mais silenciosos e desafiam as capacidades antissubmarino dos EUA. Os mísseis de cruzeiro lançados de navios e lançados no ar da China possuem alcance significativo e furtividade e são guiados por tecnologias de guiagem cada vez mais sofisticadas. A Marinha da China representa agora um desafio significativo para a frota de superfície dos EUA. Além disso, seus mísseis balísticos convencionais de alcance intermediário DF-21C e DF-26 também representam um desafio para os navios dos EUA na região e podem ter como alvo as instalações marítimas dos EUA na Coreia do Sul, Japão, Filipinas, Singapura, Malásia e Guam.
Capacidade de negação do uso do mar pela Marinha Chinesa no Mar da China Meridional
Capacidade de negação do uso do mar pela Marinha Chinesa no Mar da China Meridional com mísseis de cruzeiro
Apesar do crescimento da Marinha Chinesa, os Estados Unidos mantêm a superioridade marítima em todo o leste da Ásia. Mas a tendência é o que importa e a tendência é menos cor-de-rosa. No início de 2018, o tamanho da frota ativa dos EUA era de 280 navios. Indo adiante, de acordo com o Escritório de Orçamento do Congresso, se o orçamento da Marinha dos EUA é a média de seu orçamento nos últimos 30 anos em dólares reais e mantém seus cronogramas de construção de submarinos e porta-aviões, em 12 anos a frota naval ativa declinará para 237 navios. Em seis anos, a frota de submarinos dos EUA diminuirá para 48 navios e, em onze anos, o número de submarinos de ataque dos EUA diminuirá para 41 navios.
Tanto a Marinha quanto a Casa Branca impulsionaram o crescimento da frota norte-americana, mas os orçamentos não acompanharam seus planos. Em 2015, a Marinha planejou aumentar a frota para 308 navios até 2022, e a administração Trump planeja uma frota de 355 navios. Para chegar a 308 navios, a Marinha terá que gastar 36% a mais do que o orçamento médio de construção naval nos últimos 30 anos, exigindo um aumento de um terço em seu orçamento atual. Se o financiamento continuar na média dos últimos 30 anos, a Marinha provavelmente comprará 75 navios a menos que o planejado nas próximas três décadas.
Para chegar a 355 navios, a Marinha precisará de um orçamento 80% maior que o orçamento médio da construção naval nos últimos 30 anos e cerca de 50% a mais do que o orçamento médio dos últimos seis anos. Além disso, os estaleiros navais da Marinha estão com falta de pessoal e em mau estado, contribuindo para atrasos na manutenção e redução dos dias de embarque no mar. Atualmente, também está enfrentando desafios significativos para atender às necessidades de pessoal, os problemas de recrutamento estão aumentando e a indústria de construção naval dos EUA está em declínio na última década. O pessoal adequado e a construção de uma frota maior não são garantidos.
MARINHA CHINESA EM 2009


MARINHA CHINESA EM 2019

A realocação do orçamento federal para apoiar a construção de navios não é provável. Gastos obrigatórios e pagamentos de juros sobre a dívida federal constituem 68% do orçamento federal e, nos últimos anos, Washington aumentou os gastos com Medicare, Medicaid, transporte e veteranos. O Pentágono já recebe mais de 55% do orçamento discricionário. Os Estados Unidos não aumentarão os impostos para aumentar o financiamento para a Marinha; em vez disso, reduziu os impostos no início deste ano.
Os Estados Unidos também não podem imprimir mais dinheiro e aumentar o déficit federal para aumentar os gastos navais; o dano à economia compensaria qualquer benefício que uma marinha maior pudesse contribuir para a segurança dos EUA. Para lidar com a dívida nacional, a Casa Branca pediu ao Pentágono que espere que os gastos com a defesa sejam “achatados” no futuro próximo. Finalmente, embora a Marinha, o Exército e a Força Aérea recebam aproximadamente partes iguais do orçamento de defesa anual, há pouca determinação em Washington em realocar o financiamento dentro das forças armadas.
Mas mesmo uma marinha de 355 navios seria inadequada para lidar com a capacidade da China de continuar e expandir sua expansão naval. Como parcela do PIB, o orçamento de defesa dos EUA é quase 75% maior do que o orçamento de defesa da China. Em contraste com os Estados Unidos, o orçamento da previdência social da China, incluindo os benefícios dos veteranos, é uma parte mínima de seu orçamento nacional. A China não tem uma força voluntária dispendiosa, pode facilmente realocar os gastos de defesa para apoiar sua marinha e não está envolvida em guerras distantes que sobrecarregam seu orçamento militar. É melhor posicionada que os Estados Unidos para uma corrida armamentista marítima.
Principais unidades navais da China e suas bases
Principais unidades navais da China e suas bases
Os desenvolvimentos no equilíbrio marítimo enfraqueceram a confiança dos países da Ásia Oriental na capacidade dos Estados Unidos de cumprir seus compromissos de segurança e estão melhorando a cooperação de segurança com a China. A Coreia do Sul recentemente chegou a um acordo com a China para limitar a cooperação de defesa antimíssil com os Estados Unidos e a cooperação de segurança com a aliança EUA-Japão, e avançou com a cooperação com a Coreia do Norte, com apoio chinês e apesar da oposição dos EUA.
As Filipinas reduziram a escala de sua cooperação de defesa com os Estados Unidos e melhoraram os laços de segurança com a China. Pequim agora também restringe a cooperação de defesa do Vietnã com os Estados Unidos. E a China e a Malásia iniciaram exercícios militares conjuntos e a Malásia não apoiou a política americana sobre as reivindicações chinesas no Mar da China Meridional. Mais recentemente, a China e a ASEAN realizaram seu primeiro exercício naval conjunto. Os Estados Unidos desfrutam de uma cooperação de defesa robusta e contínua com todos esses países. Mas, como é o caso do equilíbrio marítimo, é a tendência que importa e a tendência não é boa para a segurança dos EUA.
Bases da China nas Ilhas Spratly
Bases da China nas Ilhas Spratly


A Marinha dos EUA se ajusta

A combinação do aumento das capacidades navais chinesas, a capacidade da PLA Navy de atingir o acesso naval norte-americano a instalações marítimas regionais e o declínio da cooperação da aliança obrigaram os EUA a ajustar sua política de segurança para enfrentar as capacidades chinesas emergentes de guerra nos mares do leste asiático, Mar Amarelo, Mar da China Oriental e Mar da China Meridional.
A Marinha dos EUA está contando com tecnologia para compensar o declínio do número de navios. Ela está desenvolvendo mísseis de cruzeiro antinavios de longo alcance para enfrentar mísseis de cruzeiro antinavio da China e torpedos de longo alcance para enfrentar a frota de submarinos da China. Está desenvolvendo capacidades de “letalidade distribuída” para lidar com a quantidade de navios chineses e sua capacidade de “enxame” contra navios dos EUA. Também está desenvolvendo tecnologias de energia direcionada e de longo alcance, hipersônicas e canhões eletromagnéticos.
Mais significativo, a US Navy está focada no desenvolvimento de grandes quantidades de drones como sua solução a longo prazo para o declínio do número de navios. Ela está desenvolvendo e testando drones submarinos e anti-mina, drones de reconhecimento em miniatura que podem operar em grande número para permitir o engajamento simultâneo de múltiplas plataformas chinesas, drones de ataque baseados em porta-aviões e drones de reabastecimento, e embarcações de superfície não tripuladas para operações de varredura de minas e guerra antissubmarino.
Destróier Type 055 no lançamento ao mar
Fragata Type 054A lançando míssil HQ-16
Corveta Type 056 lançando míssil antinavio YJ83
Submarinos chineses classe Song
Os Estados Unidos agora enfrentam um futuro sem acesso garantido ao Mar do Sul da China e às instalações navais dos EUA na região, e com a cooperação reduzida de seus aliados. Para compensar, está colocando uma ênfase maior em sua estratégia para a região do “Indo-Pacífico” – uma mudança de seu foco anterior na “Ásia-Pacífico”. Isso é mais do que apenas uma mudança de nome. A chave para essa estratégia do Indo-Pacífico é o maior acesso a instalações indianas e australianas protegidas de submarinos e navios de superfície chineses. Essas instalações permitirão que a Marinha dos EUA contenda com a Marinha chinesa de fora do Mar do Sul da China e negue o acesso da Marinha Chinesa ao Oceano Índico e ao Pacífico Ocidental.
Acordos recentes entre EUA e Índia refletem os esforços dos EUA para expandir seu acesso a instalações navais indianas para que a Marinha dos EUA possa operar na Baía de Bengala e a oeste do Estreito de Malacca. Da mesma forma, a expansão da cooperação entre EUA e Austrália na Austrália Ocidental, incluindo o interesse norte-americano na ilha Cocos, permitirá que a Marinha dos EUA opere no sul da Indonésia para projetar força no Mar do Sul da China. A transição da Marinha para operar a partir de instalações navais distantes e competir com as capacidades de longo alcance da China exigiu o desenvolvimento de amplos alcances para seus F-18s baseados em porta-aviões e a guerra eletrônica EA-18G Growler.
Mas esses desenvolvimentos em aquisições e expansão das operações fora da região não podem resolver o problema da Marinha de uma frota menor que enfrenta um aumento da potência naval. As vantagens tecnológicas dos EUA sobre a China diminuem a cada ano e a quantidade pode ser tão importante quanto a qualidade na segurança marítima.
Além disso, o aumento do ritmo das operações da Marinha dos EUA no leste da Ásia levou à manutenção inadequada dos navios, ao treinamento insuficiente dos marinheiros e aos desdobramentos prolongados no mar. Acidentes navais recentes no leste da Ásia refletem as pressões de operações de presença em ritmo acelerado na frota do Indo-Pacífico.
Destróieres chinês e americano quase colidiram em manobras perigosas em 30 de setembro de 2018 no Mar da China

A Marinha dos EUA no Mar

A Marinha dos EUA reagiu de maneira previsível ao declínio de suas capacidades, corroendo a confiabilidade de seus aliados e reduzindo o acesso a instalações regionais. Está aumentando suas demonstrações de força militar para estabelecer uma maior determinação dos EUA de resistir à ascensão da China, mesmo quando suas capacidades relativas declinam. Durante a administração Trump, as operações de liberdade de navegação dos EUA (FONOP), perto de recursos marítimos reivindicados pela China, aumentaram para aproximadamente uma missão a cada dois meses, dobrando o ritmo das operações de FONOP do governo Obama.
Em junho de 2018, depois que a China aumentou suas instalações em ilhas disputadas, os Estados Unidos navegaram dois navios dentro de 12 milhas das Ilhas Paracel, reivindicadas pela China. A China respondeu com um trânsito naval simultâneo perto das ilhas, sinalizando maior tensão marítima e maior determinação chinesa de desafiar a presença naval norte-americana em suas águas costeiras. Em junho e setembro de 2018, os Estados Unidos enviaram bombardeiros B-52 perto das ilhas artificiais da China.
Os Estados Unidos realizam FONOPs para desafiar as reivindicações marítimas de muitos países a cada ano, mas somente no Mar da China Meridional a Marinha dos EUA realiza múltiplas missões altamente divulgadas. E somente no Mar do Sul da China a Marinha dos EUA realiza sobrevoos de territórios disputados com cobertura de jornalistas norte-americanos a bordo da aeronave. Essas operações no Mar da China Meridional têm como objetivo estabelecer a resolução dos EUA de lidar com o aumento das capacidades navais da China, e não estabelecer um compromisso dos EUA com o princípio da liberdade de navegação.
Apesar da recente extensão excessiva da frota do Pacífico e das questões resultantes de segurança e treinamento, a Marinha dos EUA insistiu que “confrontaria” a China e enfatizou a importância de sua presença em águas do leste asiático e seus planos de aumentar sua operações regionais. O secretário de Defesa, James Mattis, informou que os Estados Unidos “demonstrarão determinação através da presença operacional no Mar do Sul da China”.
Em novembro de 2018, a Marinha realizou seu maior exercício com o Japão. Mas o aumento da presença naval dos EUA no leste da Ásia, sem as capacidades navais subjacentes necessárias para lidar com a ascensão da China, não limitará o ativismo naval da China nem tranquilizará os aliados dos EUA. O que isso vai fazer é esgarçar ainda mais a Marinha e exacerbar os problemas existentes de manutenção e prontidão da Marinha, tornando os navios dos EUA mais vulneráveis ​​a acidentes no mar e reduzindo o orçamento de construção naval. Este é especialmente o caso quando a Marinha expande suas operações na periferia da Rússia.
Essa tensão na estratégia da Ásia Oriental da Marinha dos EUA reflete o esperado dilema de um poder em declínio. Os Estados Unidos resistem a ceder maior influência regional a um concorrente de grande potência em ascensão. Mas seus esforços para compensar sua capacidade relativa de erosão, expandindo a presença regional da Marinha, podem minar sua capacidade de longo prazo de se ajustar e enfrentar a crescente China.
Navios do Ronald Reagan Carrier Strike Group e John C. Stennis Carrier Strike transitam no Mar das Filipinas no dia 16 de novembro. Foto: US Navy
Navios do Ronald Reagan Carrier Strike Group e John C. Stennis Carrier Strike transitam no Mar das Filipinas no dia 16 de novembro. Foto: US Navy
FONTE: Lawfare




Nenhum comentário: