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sábado, 3 de setembro de 2011

China Exige Identificação de Embarcação Indiana Em Águas Internacionais: Nova Dheli e Hanói Protestam

Incidente naval entre China e Índia faz Ásia temer poderio chinês
Qui, 01 de Setembro de 2011 07:33

Um navio de guerra chinês confrontou um navio da Marinha indiana logo depois que este deixou águas vietnamitas no final de julho, no primeiro enfrentamento desse tipo relatado entre as marinhas dos dois países no Mar do Sul da China.


A belonave chinesa não identificada exigiu que o INS Airavat, um navio de assalto anfíbio, se identificasse e explicasse sua presença em águas internacionais, pouco depois de este ter realizado uma escala programada no Vietnã, disseram ao "Financial Times" cinco pessoas cientes do incidente.
Esse mais recente exemplo de assertividade naval chinesa irritou autoridades de defesa indianas e vietnamitas. A China reivindica seu direito sobre a totalidade do Mar do Sul da China, rejeitando direitos parciais reivindicados por Vietnã, Brunei, Malásia, Filipinas e Taiwan sobre a região rica em recursos naturais.
"Qualquer marinha do mundo tem plena liberdade para navegar nessas águas ou em alto mar", disse um oficial indiano ciente do incidente. "É inaceitável que qualquer país proclame a posse ou questione o direito de passagem por qualquer outro país."
O Ministério de Relações Exteriores do Vietnã confirmou que o INS Airavat visitou o país entre 19 e 22 julho, mas disse não ter informações sobre o incidente. Os ministérios chineses de Defesa e de Relações Exteriores, assim o governo indiano, recusaram-se a comentar o caso.
A projeção da China como potência marítima, especialmente no Oceano Índico, intensificou as preocupações de segurança nacional em Nova Déli, que questionou Pequim sobre o incidente.
O caso também gerou inquietação em Hanói, que acredita ter se tratado de uma provocação deliberada de Pequim, de acordo com diplomatas estrangeiros, que interpretaram o confronto naval como consequência da convicção chinesa de que tem o direito de policiar o Mar do Sul da China.
A China e o Vietnã vêm tentando aparar arestas surgidas desde que Hanói afirmou, em maio, que barcos de patrulha chineses haviam sabotado navios vietnamitas empregados na prospecção de petróleo. Na segunda-feira, o tenente-general Nguyen Chi Vinh, vice-ministro da Defesa do Vietnã, concluiu uma visita de alto nível a Pequim, onde reuniu-se com o general Liang Guanglie, ministro de Defesa da China. As duas partes concordaram em ampliar a cooperação militar e criaram uma linha de comunicação militar direta.
Uma onda sem precedentes de protestos anti-China ocorreu em Hanói em junho, com a clara aprovação de autoridades de segurança vietnamitas. Apenas recentemente o governo reprimiu as manifestações de protesto.
Fonte: Valor
http://portosenavios.com.br/site/noticiario/geral/11421-incidente-naval-entre-china-e-india-faz-asia-temer-poderio-chines




Um comentário:

Professor Cláudio disse...

Dados adicionais:
Marinha da India Comissiona o “INS Airavat”
Escrito por Administrator
Ter, 19 de Maio de 2009 17:50
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Uma Nova Direção em Termos de Capacidade Anfíbia para a Marinha Indiana

18 Maio 2009

O Almirante Sureesh Mehta, Chefe do Corpo da Marinha Indiana chegou a Visakhapatnam, em uma visita de 6 dias ao Comando Naval do Leste. Durante sua estadia, ele será o convidado de honra na cerimônia de comissionamento do 5º navio tanque de desembarque da India, o Airavat (rei de todos os elefantes), na Base Naval IN Jetty, em Visakhapatnam, dia 19 de Maio 2009.

Batizado e lançado ao mar por Maria Teresa Mehta, em Kolkota, no dia 27 de março de 2006, este navio será commissionado como ‘INS Airavat’ (Indian Navy Ship Airavat) nesta terça. O navio foi formalmente entregue à Marinha Indiana no dia 30 de março nos estaleiros da Garden Reach Shipbuilders and Engineers Limited, em Kolkota – num notável evento.

O INS Airavat será o quinto LST (L) (Landing Ship Tank, Large – Grande Navio de Desembarque de Tanque ) da Marinha Indiana, e o terceiro da classe Shardul. É uma plataforma desenhada para operações anfíbias contra os inimigos, sendo uma melhora da classe Magar, o primeiro LST (L) com dois navios. Sua suite de armamentos inclui sensores e armas de conteúdo nacional (indiano). Com um significativo pacote de armas melhoradas, última geração de sistema de controle e melhores alojamentos, o Airavat proporciona uma capacidade anfíbia em conjunto com força letal à Marinha Indiana.

Este navio pode carregar 10 MBT (Main Battle Tanks, carros de combate sobre lagartas), 11 caminhões de combate, 500 Soldados, e tem uma considerável autonomia e capacidade de permanecer no mar. Além de habilitar operações anfíbias, o navio é uma poderosa plataforma de assalto capaz de operar os helicópteros Sea King 42C e Dhruv (de fabricação indiana), sendo dotado de dois lançadores de foguetes WM18A de projeto indiano para o suporte de operações anfíbias. Ameaças aéreas são lidadas por duas baterias anti-aéreas indianas CRN 91 controladas remotamente via sensores ópticos Optronic, e mísseis ar-ar portáteis Iglá. Lançadores de chaff podem ser usados para confundir os sensores de um míssil ou aeronave inimiga.
O navio está equipado com controle de propulsão remoto, sistema de controle de avarias, e sistema de manutenção de força automatizados. Estes sistemas são completamente integrados por micro-processadores com controles digitais para monitoramento do maquinário e de todos os sistemas de bordo. O navio dispõe também de um sistema anti-chamas e cortinas anti-fogo para impedir o alastramento de fumaça e gases tóxicos pelo navio em caso de incêndio.

Adicionalmente, o navio pode fazer transferência de óleo no mar (TOM) para outros navios através da popa, e também de navio-hospital, assim poderia ser designado como plataforma para ajuda humanitária em áreas de conflito e desastre – por até 45 dias independentemente em alto mar.

Fonte: India Press Information Bureau

Tradução: Edson Chen
http://www.alide.com.br/joomla/component/content/article/36-noticias/323-marinha-da-india-comissiona-o-ins-airavat-