Pesquisar este blog

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Irã aumenta atividade nuclear voltada para fins militares, diz AIEA



VIENA - A AIEA afirmou nesta sexta-feira, 24, que o Irã aumentou sua produção de urânio enriquecido para fins nucleares militares, nos últimos quatro meses.
Policiais iranianos oram na Universidade de Teerã - Vahid Salemi/AP
                                                                Vahid Salemi/AP
                                         Policiais iranianos oram na Universidade de Teerã

As informações foram divulgadas em um reporte confidencial que reforça as preocupações a respeito da possibilidade de a República Islâmica estar construindo uma bomba nuclear.
De acordo com a agência, o Irã também falhou em dar explicações convincentes sobre a quantidade de urânio ausente em suas instalações nucleares. Diplomatas da agência afirmaram que a quantidade de urânio desaparecida poderia estar sendo usada no desenvolvimento de uma ogiva.

O país, no entanto, insiste que não está interessado em armas nucleares e assegura que todas as suas atividades são voltadas à geração de energia e à realização de pesquisas. O informe, por outro lado, expressa "sérias preocupações" sobre possíveis dimensões militares do programa nuclear iraniano.

As informações são da Associated Press.

FONTE: O Estado de São Paulo http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-aumenta-atividade-nuclear-voltada-para-fins-militares-diz-aiea,840008,0.htm

Nenhum comentário: