Marinha Chinesa está construindo destróieres mais rápido do que a poderosa Marinha dos EUA
Por Kyle Mizokami
Fotos recentes de um estaleiro na China resumem as notícias sobre a
Marinha de Pequim: estão crescendo e são rápidos. A visão de cinco
destróieres de mísseis guiados novíssimos mostra a determinação da China
em colocar em campo uma marinha totalmente moderna para rivalizar – ou
talvez um dia superar – com a Marinha dos EUA.
As fotos, postadas pelo China Defense Blog, foram tiradas no
estaleiro de Dalian, no norte da China. (Para chegar lá, pegue um voo
para Dalian, siga pela Dongbei Road e vire à direita na Dalian IKEA para
a Shugang Road. Ela levará você diretamente ao estaleiro.) Dalian é um
dos estaleiros mais importantes da China e responsável pela reforma do
primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, de um casco enferrujado e
incompleto para um navio operacional, e pelo primeira porta-aviões de
construção nacional da China, o Type 002, visível a 800 metros a leste
dali.
As fotos mostram cinco destróieres: três Type 052D “Luyang III” e
dois Type 055 “Renhai” que se preparam para o serviço da Marinha do
Exército de Libertação Popular (PLAN). Os destróieres Type 052D e Type
055 são os projetos mais modernos da China. Os navios não identificados
estão em Dalian há quase um ano. Nas fotos de satélite do Google Maps,
os dois navios lado a lado no estaleiro – os dois Type 055s – parecem
ainda em construção com várias partes da superestrutura faltando. Nas
fotos do China Defense Blog, os dois navios parecem completos,
pelo menos do lado de fora. Também nas fotos de satélite, o Type 052D
que estava em doca seca já está de volta ao mar e um segundo Type 052D
mudou de posição.
Os Type 052D “Luyang III” começaram a ser construídos em 2011. Os
052Ds têm 154 metros de comprimento, deslocam 7.000 toneladas e têm uma
velocidade máxima de 29 nós. Os destróieres foram projetados como navios
de “defesa aérea”, para proteger ativos da PLAN de alto valor – como os
porta-aviões Liaoning e Type 002 e navios de desembarque anfíbio Type
071 – de ataques aéreos e de mísseis. Cada um possui quatro radares
ativos de varredura eletrônica Type 346A, um radar de busca aérea Knife
Rest, dois radares de iluminação de alvos e sessenta silos de mísseis de
lançamento vertical (VLS) para mísseis de superfície-superfície,
antinavio, de ataque terrestre e antissubmarino.
Os destróieres Type 055 “Renhai” são os maiores combatentes de
superfície construídos na Ásia desde a Segunda Guerra Mundial. Os Type
055 são semelhantes aos Type 052D, apenas maiores e mais capazes. Os
novos destróieres têm 180 metros de comprimento e deslocam 13.000
toneladas, e possuem quatro radares Tipo 346X e entre 112 e 128 silos
verticais de lançamento.
Em comparação, os destróiers da classe “Arleigh Burke” Flight IIA da
Marinha dos EUA têm 155 metros de comprimento, mas deslocam 9.500
toneladas, muito mais pesados do que os Type 052D chineses. Os Burkes
são mais rápidos, capazes de velocidades de até 31,6 nós. O tipo de
destróier mais numeroso em serviço da US Navy, os Flight IIA possuem o
radar SPY-1D (V) controlado pelo Sistema de Combate Aegis, além de três
iluminadores de alvo e 96 silos de mísseis.
A produção de navios de guerra da China está em um ritmo vertiginoso
há quase uma década e abrange vários estaleiros navais, incluindo
Dalian. A China lançou o casco do primeiro destróier Type 052D em 2012;
quatro anos depois, o Jane’s relatou sete Type 052D em
construção ao mesmo tempo. Em junho de 2017, havia treze Type 052D em
serviço ou em construção. Enquanto isso, o site The Diplomat
relatou seis Type 055 em vários estágios de produção. Isso compreende 19
destróieres em seis anos, ou uma média de pouco mais de três por ano.
Em outras palavras, em seis anos a China começou a construção de três
vezes mais destróieres do que nas fileiras de toda a Marinha Real
Britânica. Enquanto isso, durante o mesmo período, a Marinha dos EUA
começou a construção de três destróieres da classe Zumwalt e até oito
destróieres da classe Arleigh Burke, para um total de 11. Não sabemos
quão bons (ou ruins) os novos destróieres da China são, ou até quantos
planejam construir. Sabemos no entanto que Pequim gosta de seus navios
atuais o suficiente para produzi-los em massa e está superando a
produção da Marinha dos EUA.
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