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domingo, 16 de dezembro de 2018

China ultrapassa EUA em ritmo de produção de navios de guerra

Marinha Chinesa está construindo destróieres mais rápido do que a poderosa Marinha dos EUA

Por Kyle Mizokami
Fotos recentes de um estaleiro na China resumem as notícias sobre a Marinha de Pequim: estão crescendo e são rápidos. A visão de cinco destróieres de mísseis guiados novíssimos mostra a determinação da China em colocar em campo uma marinha totalmente moderna para rivalizar – ou talvez um dia superar – com a Marinha dos EUA.
As fotos, postadas pelo China Defense Blog, foram tiradas no estaleiro de Dalian, no norte da China. (Para chegar lá, pegue um voo para Dalian, siga pela Dongbei Road e vire à direita na Dalian IKEA para a Shugang Road. Ela levará você diretamente ao estaleiro.) Dalian é um dos estaleiros mais importantes da China e responsável pela reforma do primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, de um casco enferrujado e incompleto para um navio operacional, e pelo primeira porta-aviões de construção nacional da China, o Type 002, visível a 800 metros a leste dali.
As fotos mostram cinco destróieres: três Type 052D “Luyang III” e dois Type 055 “Renhai” que se preparam para o serviço da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLAN). Os destróieres Type 052D e Type 055 são os projetos mais modernos da China. Os navios não identificados estão em Dalian há quase um ano. Nas fotos de satélite do Google Maps, os dois navios lado a lado no estaleiro – os dois Type 055s – parecem ainda em construção com várias partes da superestrutura faltando. Nas fotos do China Defense Blog, os dois navios parecem completos, pelo menos do lado de fora. Também nas fotos de satélite, o Type 052D que estava em doca seca já está de volta ao mar e um segundo Type 052D mudou de posição.
Os Type 052D “Luyang III” começaram a ser construídos em 2011. Os 052Ds têm 154 metros de comprimento, deslocam 7.000 toneladas e têm uma velocidade máxima de 29 nós. Os destróieres foram projetados como navios de “defesa aérea”, para proteger ativos da PLAN de alto valor – como os porta-aviões Liaoning e Type 002 e navios de desembarque anfíbio Type 071 – de ataques aéreos e de mísseis. Cada um possui quatro radares ativos de varredura eletrônica Type 346A, um radar de busca aérea Knife Rest, dois radares de iluminação de alvos e sessenta silos de mísseis de lançamento vertical (VLS) para mísseis de superfície-superfície, antinavio, de ataque terrestre e antissubmarino.
Dalian e o estaleiro ao fundo
Dalian e o estaleiro ao fundo
Superestrutura do Type 055 em construção
Superestrutura do Type 055 em construção
Lançamento do primeiro Type 055, em outubro de 2017
Type 055 e 052
Perfis do Type 055 (no alto) e 052 na mesma escala
Os destróieres Type 055 “Renhai” são os maiores combatentes de superfície construídos na Ásia desde a Segunda Guerra Mundial. Os Type 055 são semelhantes aos Type 052D, apenas maiores e mais capazes. Os novos destróieres têm 180 metros de comprimento e deslocam 13.000 toneladas, e possuem quatro radares Tipo 346X e entre 112 e 128 silos verticais de lançamento.
Em comparação, os destróiers da classe “Arleigh Burke” Flight IIA da Marinha dos EUA têm 155 metros de comprimento, mas deslocam 9.500 toneladas, muito mais pesados ​​do que os Type 052D chineses. Os Burkes são mais rápidos, capazes de velocidades de até 31,6 nós. O tipo de destróier mais numeroso em serviço da US Navy, os Flight IIA possuem o radar SPY-1D (V) controlado pelo Sistema de Combate Aegis, além de três iluminadores de alvo e 96 silos de mísseis.
A produção de navios de guerra da China está em um ritmo vertiginoso há quase uma década e abrange vários estaleiros navais, incluindo Dalian. A China lançou o casco do primeiro destróier Type 052D em 2012; quatro anos depois, o Jane’s relatou sete Type 052D em construção ao mesmo tempo. Em junho de 2017, havia treze Type 052D em serviço ou em construção. Enquanto isso, o site The Diplomat relatou seis Type 055 em vários estágios de produção. Isso compreende 19 destróieres em seis anos, ou uma média de pouco mais de três por ano.
Em outras palavras, em seis anos a China começou a construção de três vezes mais destróieres do que nas fileiras de toda a Marinha Real Britânica. Enquanto isso, durante o mesmo período, a Marinha dos EUA começou a construção de três destróieres da classe Zumwalt e até oito destróieres da classe Arleigh Burke, para um total de 11. Não sabemos quão bons (ou ruins) os novos destróieres da China são, ou até quantos planejam construir. Sabemos no entanto que Pequim gosta de seus navios atuais o suficiente para produzi-los em massa e está superando a produção da Marinha dos EUA.
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