Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tanques e mísseis turcos rumo a fronteira da Siria

 http://f.i.uol.com.br/folha/mundo/images/07282145.jpg
ANCARA e BEIRUTE - Forças de segurança da Turquia deslocaram nesta segunda-feira cerca de 20 veículos contendo mísseis, blindados e soldados de infantaria para a fronteira da província de Kilis com a Síria, região a apenas 50 quilômetros ao norte de Aleppo. O movimento mostra a preocupação do governo de Ancara com a segurança no local, segundo informações da agência estatal turca Anatolian.
Imagens de emissoras locais mostraram o comboio saindo pela principal estrada da província de Gaziantep, com ao menos seis tanques e dezenas de ônibus e caminhões cobertos que pareciam levar soldados e armamentos. A província de Kilis abriga a maior parte dos 44 mil refugiados sírios que fugiram para a Turquia, após a escalada de violência entre forças de Damasco e rebeldes no país.
A Turquia, país membro da Otan, tem discretamente reforçado com tropas os 911 quilômetros de fronteira com a Síria, desde o início dos 16 meses de protestos pela queda do ditador Bashar al-Assad. As tensões entre os dois vizinhos atingiu o auge quando forças sírias abateram uma aeronave de reconhecimento turca, que passava em uma região de fronteira. O primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, ex-aliado de Assad, abandonou o apoio ao regime de Damasco e está hoje entre as vozes que pedem pela saída do ditador.
Rebeldes conquistam importante posto nos arredores de Aleppo
Ainda nesta segunda-feira, rebeldes tomaram o controle de uma importante base de forças do governo nos arredores de Aleppo, principal centro comercial da Síria e palco da batalha decisiva entre opositores e militares do regime. No forte, estavam cerca de 200 soldados do governo, que lutaram contra as milícias por mais de nove horas, segundo os rebeldes.
- A batalha durou mais de nove horas - disse Fazad Abdel Nasr, um dos comandantes do Exército Livre da Síria (ELS), à emissora CNN - Nós tomamos também quatro também em boas condições. Eles estão agora nas mãos do ELS. Outros dois veículos foram destruídos - afirmou o rebelde, que acrescentou que seis soldados e quatro opositores foram mortos na batalha.
http://br.noticias.yahoo.com/turquia-desloca-m%C3%ADsseis-tanques-fronteira-s%C3%ADria-115218156.html

Nenhum comentário: