Campanha que foi marcada por um lado pela mediocridade das propostas dos candidatos - na maioria mais afeitas a municípios que à nação - e por outro pela permanente agressão entre eles, com denúnicas e calúnias de toda a ordem.
Mas é importante notar, como assinala Lúcia Hipólitho, que este é um momento marcante, pois desde a República Velha não existia uma sequência de três presidentes eleitos popularmente e que passavam o poder a outro eleito nas mesmas condições.
Epitácio Pessoa entregou o poder a Arthur Bernardes que, por sua vez repassou paraWashington Luís. Veio Getúlio e ficou 15 anos no poder sem ser eleito.
Dutra passou para Vargas que se matou. Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos não foram eleitos para o cargo. Juscelino entregou para Jânio, que renúnciou e veio Jango, que não terminou o mandato. Nos governos militares, nenhum general foi eleito diretamente. Com a eleição de Tancredo (indireta), o regime militar se encerrou e Sarney é que assumiu com a morte do titular. Collor foi eleito mas quem completou o governo foi Itamar, que não foi eleito por voto popular (era vice de Collor). Fernando Henrique e Lula foram governantes eleitos mas com 2 mandatos sucessivos cada um.
Portanto, só agora teremos três presidentes seguidos eleitos por voto popular desde os anos de 1920!
De Fernando Henrique para Lula, e deste para Dilma ou Serra, temos algo que nenhum brasileiro viu nos últimos 84 anos.
Isso é motivo de louvor!!!
--
_____________________________
http://claudiouff.blogspot.com
http://profclaudio.wordpress.com
--
_____________________________
http://claudiouff.blogspot.com
http://profclaudio.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário