Achei num e-mail antigo essas dicas preciosas que muito ajudam na organização do trabalho com os alunos e que complementam outras ferramentas.
De uma maneira despretensiosa acabei organizando todas as atividades realizadas com o Google Forms e percebi que havia realizado 41 atividades diferentes com este recurso neste semestre. Algumas atividades eu já tinha realizado em momentos anteriores. Algumas eu realizei pela primeira vez.
Coloco a seguir a atividade realizada e uma breve descrição de seus objetivos. Fiquei contente com o resultado. Espero que de alguma forma seja útil.
41 maneiras diferentes de usar o Google Forms na escola:
1 - Refletir sobre o material disponibilizado.
Em vários momentos faço a indicação de vídeos e materiais de acesso livre na web. Gosto que os alunos avaliem minhas indicações.
2 - Alunos elaborando perguntas para alunos de outras turmas.
Atividade em grupo destinada a desenvolver a habilidade de elaboração de textos críticos e a também a capacidade de produção de questões a cerca do entendimento sobre determinado assunto.
3 – Pesquisas para toda a comunidade escolar;
Pesquisas com todos os funcionários da escola.
4 - Determinar os hábitos de navegação na internet dos alunos
Pesquisa para saber se todos os alunos tem acesso à internet em casa, quantas horas ficam navegando, etc. Necessário para traçarmos um perfil do alunado.
5 – Elaborar pauta de reunião
Aceitar sugestões para a pauta de uma próxima reunião.
6 – Avaliar um passeio
Pesquisa para desenvolvimento de relatório de visita.
7 - Criar lista de conceitos principais na aprendizagem.
Desenvolver glossário de aula.
8 - Informar problemas no laboratório
Relatar problemas nos laboratórios da escola.
9 – Discussões pós-aula
Continuar uma discussão iniciada na sala de aula a respeito de determinado tema. Normalmente começo com uma questão aberta e peço as opiniões dos alunos.
10 – Avaliar o professor e suas práticas
Oferecer ao professor oportunidades de melhoria nas suas práticas.
11 – Opiniões sobre a reunião de pais
Obter dos pais informações a respeito do andamento das reuniões e solicitar informações adicionais.
12 – Compartilhar ideias com Coordenação/Direção
Compartilhar sugestões de melhoria contínua.
13 – Solicitar indicações de leitura
Saber o que os alunos estão lendo. Formular questões abertas para que os alunos possam fazer indicações a outros colegas.
14 – Solicitar indicações de filmes
Saber o que os alunos estão assistindo. Formular questões abertas para que os alunos possam fazer indicações a outros colegas.
15 – Reserva de equipamentos
Solicitar reserva de equipamentos e espaços da escola.
16 – Gerenciar projetos
Acompanhar o andamento dos projetos solicitados em sala (elaboração de relatórios).
17 – Dicionários colaborativos
Manter um dicionário de fórmulas e termos necessários à disciplina de modo geral.
18 – Desenvolver observações a respeito de um estudo de meio
Desenvolver relatório a respeito de questões pertinentes a um determinado estudo externo.
19 – Lição de casa – revisão
Oferecer questões para aprofundamento de conteúdos.
20 – Atividades com questões abertas
Realizar atividades onde o aluno possa se expressar e desenvolver linhas de raciocínio.
21 – Projetos colaborativos de pesquisa
Criar pesquisas colaborativas.
22 – Linha do tempo colaborativa
Desenvolver uma linha do tempo onde os alunos apontam os principais marcos históricos da matemática e da física.
23 – Lista de ajuda nas tarefas
Oferecer a oportunidade dos alunos que sentirem dificuldades nas tarefas para indicar as dúvidas ao professor.
24 – Alunos organizando tarefas
Um grupo de alunos organiza um evento na escola. Gerenciar o processo.
25 – Avaliar web site
Analisar conteúdos e relevância de um site.
26 – Aplicação de testes – simulados – vestibulares
Oferecer questões de vestibulares para treino.
27 – Brainstorming
Realizar levantamentos prévios a respeito do conhecimento geral dos alunos a respeito de um determinado assunto. Também podemos solicitar dicas a respeito de determinadas ações que tomaremos em sala.
28 – Produção de leitura segmentada
Grupos de alunos dividem a leitura e interpretação de um texto, produzindo um novo texto.
29 – Avaliação de palestra
Oferecer informações a respeito do palestrante e da relevância do assunto.
30 – Contribuições para melhoria do ambiente escolar
Solicitar aos alunos que indiquem possíveis ações para melhora do ambiente escolar (antiga caixa de sugestões).
31 – Planos de lição – Reforço escolar
32 – Criar normas de conduta
Elaborar normas de conduta da sala e também na escola.
33 – Criar lista de contatos
Elaborar lista de contatos de alunos (e-mail).
34 – Avaliar artigos
Realizar levantamento a respeito da leitura e interpretação de um artigo discutido em sala.
35 – Escolher representante de sala
Realizar uma eleição virtual para escolher o representante da sala.
36 – Coletar dados de experiências no laboratório
Obter informações sobre o desenvolvimento de experimentos de vários grupos no laboratório.
37 – Construir resumos
Dividir a sala em grupos e produzir um resumo colaborativo. Por exemplo, como ferramenta auxiliar para estudo.
38 – Sugestões de visitas externas
Solicitar sugestões para novas visitas.
39 – Avaliação diagnóstica
Aplicar uma avaliação simples para verificar o nível de conhecimento dos alunos a respeito de determinado fundamento apresentado anteriormente
40 – Roteiro para “aula invertida”
Oferecer um roteiro com questões e conteúdo web para que o aluno consulte previamente o conteúdo a ser apresentado na aula seguinte.
41 – Conselho de classe preliminar
Obter informações preliminares dos professores a respeito de determinada turma ou aluno, antecipando algumas informações do conselho de classe
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